Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

sábado, 25 de junho de 2011

Sobre perdas...

Recentemente sofremos duas perdas familiares: uma adorável tia octogenária que era a caridade e alegria em pessoa. Algumas semanas antes nascera uma bisnetinha. Uma grande alegria! Algumas semanas após o seu neto, pai desse bebezinho, sofreu um acidente automobilístico e encontrou o seu fim. Imagine a situação emocional de minha prima: num muito curto espaço de tempo perdeu sua adorável mãe e seu amado filho... Quanta tristeza, quanta dor...


Sendo médico a gente acaba meio que se acostumando a ver tantas pessoas falecendo. Em minha especialidade são comuns os acidentes vasculares cerebrais, tumores malignos... Não é que a gente se torne insensível. Mas a maneira de encarar o fato se torna diferente. No entanto,  quando "a indesejada das gentes" chega perto a gente sofre, e é sobre sofrimento que tento escrever estas linhas. 


Há cerca de um ano ou mais um grande amigo perdeu sua amada esposa. Suicídio. O abalo foi grande. A gente não quer acreditar. Senti a perda e sofri com este meu amigo. Tal sentimento me levou à procura de livros e aqui pretendo citar rapidamente dois:



Esperança Para o Coração Ferido: o autor narra a perda de sua filha adolescente, suas tristezas e angústia. Aos poucos suas feridas são amenizadas e a esperança e a crença em Deus trazem lenitivo para sua alma. Uma leitura que me ajudou bastante. O autor disseca profundamente alguns Salmos e outros textos da Bíblia e mostra a soberania de Deus e nossa total dependência à sua misericórdia em todos os acontecimentos de nossa vida.


Outro livro que debate o tema é do conhecido autor das "Crônicas de Nárnia", C. S Lewis.
O livro  chama-se "O Problema do Sofrimento". Neste livro o autor apresenta questões como:
"Se Deus existe e é bom, por que permite nosso sofrimento?"
"Por que sofremos?"
O livro é denso e profundo. E traz alguma luz à muitas de nossas inquietações.


Não consigo deixar de pensar no sofrimento de minha querida prima.


No entanto, há uma diferença! Aliás, há uma grande diferença! E a diferença é em que você crê, onde você deposita sua confiança.


Aqueles que confiam e entregam suas vidas a Cristo entendem melhor a brevidade da vida, e que na realidade a vida é um prólogo, e a morte é o começo. Morrer é que é viver. E viver é Cristo.


Estamos preparados para ela? Quem confia em Deus encontra refrigério em palavras como "entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará" (Salmos 37:5).


Pra mim um texto bastante significativo é a carta do Apóstolo Paulo à Igreja de Tessalônica, em especial o capítulo 4, verso 13: ... "para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança."


Está é a grande diferença, ter esperança! E onde está a esperança? O mesmo Apóstolo o diz em sua carta à Igreja de Colosso: "Cristo em vós, a esperança de glória(Colossenses 1: 27). Trago novamente outro pensamento de São Paulo que "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes dos seres" (Primeira Carta aos Coríntios cap 15, verso 19). 

Há uma diferença, há uma esperança. 


Terminando este pensamento não posso deixar de pensar em minha querida tia e em seu neto e lembrar destes versos do livro sagrado.


"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." I Cor. 2:9


"Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.” Salmos 116:15


Consolemo-nos com estas palavras. Esta nossa vida é apenas o prólogo!

11 comentários:

  1. E complementando isso, temos que preparar nossas crianças, pois eu sofri muito a ponto de chorar por dias pois não sabia oq viria depois de tudo!! E tinha medo e receio de falar com meus pais sobre isso!! Como meus pais ja tinham uma certa idade, sabia que um dia isso iria acontecer!!! Hj vivo livre de pensamentos, graças a Deus e tentarei suprir as duvidas e medos dos meus pequenos!! Muito bom esse post!!

    ResponderExcluir
  2. A diferença é por aí... a esperança. Bjo. L.

    ResponderExcluir
  3. Querido primo, não tem idéia do bem que nos faz, seu carinho, consideraçao e amor, expressos aqui. O amor de Deus e dos queridos é que permitem atravessar estes dias difíceis.
    Obrigado
    Mirian Montanheiro

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras sobre um assunto tão árido caro amigo. Só vem aumentar a admiração que tenho...
    Um grande abraço,
    Josmar.

    ResponderExcluir
  5. Caro Lucio,
    Vou procurar esse livro do Lewis. A existência do sofrimento é um tema universal da literatura e da filosofia, de Santo Agostinho a Isaac Bashevis Singer, de Jó a Primo Levi. Forte abraço e muita força para sua família.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Paulo,
    É uma honra receber sua atenção.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo conhecendo os textos bíblicos, e crendo na veracidade deles, a morte causa um sofrimento difícil de ser aplacado com palavras...
    Mesmo sabendo que para quem tem Cristo, morrer é lucro, o egoísmo humano - o meu egoísmo - gostaria que as coisas estivessem diferentes, e que a morte fosse somente uma palavra feia e pesada...
    kk

    ResponderExcluir
  8. Quando escrevi este post, a situação ocorrida com tua família passou por minha mente. Cogite falar com você à época. Por alguma razão não o fiz. Entendo teu comentário. Um grande beijo. L.

    ResponderExcluir