24/06/1717 - data da fundação da Grande Loja de Londres.
Eu não gostaria de retornar a este tema tão cedo (maçonaria). A questão é que a data se faz importante e decidi tecer algumas linhas sobre o tema. Prometo da próxima vez escrever algo de maior interesse e utilidade.
Existem várias teorias que versam sobre a origem da ordem maçônica. Uns dizem que é de origem bíblica, na época da construção do templo de Salomão; outros que vêem seu início no apogeu do império egípcio. Alguns que relatam sua origem junto à ordem dos cavaleiros templários... Há muitas outras correntes.
Os estudiosos da causa - aqueles que dão importância à comprovação documental - vêem sua provável origem em torno do século XII junto às corporações de trabalhadores (construtores) na Inglaterra. Pra quem não sabe a palavra maçom de uma forma bem simples significa "pedreiro". Posteriormente em 1356 foi fundada The Fellowship of Masons e em 1376 The Worshipfull Company of Masons. Até então estas corporações eram destinadas aos trabalhadores das catedrais, os construtores. Em 1600 se tem notícia do primeiro não pedreiro a ser aceito na confraria dos maçons. A idéia se espalhou pela Europa, lojas maçônicas eram fundadas e no dia 24/06/1717 quatro lojas em Londres se reuniram e fundaram a primeira obediência maçônica no mundo a Grande Loja de Londres (hoje a Grande Loja Unida da Inglaterra).
Este é o berço da maçonaria mundial. Hoje seu líder é o primo da Rainha da Inglaterra, HRH Prince Edward, Duke of Kent.
Veremos em que dá...
Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.
EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!
Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...
Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.
EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!
Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...
Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"
Por que "Um Peregrino?"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário