Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

quinta-feira, 23 de junho de 2011

24/06/1717 - Grande Loja de Londres

24/06/1717 - data da fundação da Grande Loja de Londres.
Eu não gostaria de retornar a este tema tão cedo (maçonaria). A questão é que a data se faz importante e decidi tecer algumas linhas sobre o tema. Prometo da próxima vez escrever algo de maior interesse e utilidade.
Existem várias teorias que versam sobre a origem da ordem maçônica. Uns dizem que é de origem bíblica, na época da construção do templo de Salomão; outros que vêem seu início no apogeu do império egípcio. Alguns que relatam sua origem junto à ordem dos cavaleiros templários... Há muitas outras correntes.
Os estudiosos da causa - aqueles que dão importância à comprovação documental - vêem sua provável origem em torno do século XII junto às corporações de trabalhadores (construtores) na Inglaterra. Pra quem não sabe a palavra maçom de uma forma bem simples significa "pedreiro". Posteriormente em 1356 foi fundada The Fellowship of Masons e em 1376 The Worshipfull Company of Masons. Até então estas corporações eram destinadas aos trabalhadores das catedrais, os construtores. Em 1600 se tem notícia do primeiro não pedreiro a ser aceito na confraria dos maçons. A idéia se espalhou pela Europa, lojas maçônicas eram fundadas e no dia 24/06/1717 quatro lojas em Londres se reuniram e fundaram a primeira obediência maçônica no mundo a Grande Loja de Londres (hoje a Grande Loja Unida da Inglaterra).
Este é o berço da maçonaria mundial. Hoje seu líder é o primo da Rainha da Inglaterra, HRH Prince Edward, Duke of Kent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário