Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

sábado, 9 de julho de 2011

Sobre filhos...

ESTA semana um de meus pequenos completa mais um ano de vida. Passa-me rapidamente pela cabeça vários momentos: quando eu conversava com meu sócio no consultório e o fax imprimia uma folha - era o teste de gravidez positivo de minha esposa. Os preparativos, a descoberta do sexo do bebê. A escolha do nome, roupas, os meses que se passam, a decoração do quarto, o dia do parto. 
Recordo o dia do parto quando peguei no colo aquela criaturinha que precisava de conforto e carinho. Foi amor à primeira vista. Vi que estaríamos ligados para sempre. 


Eles (meus filhos) não sabem. Desde que estavam no ventre de sua mãe eu sempre pedi (e ainda peço) a Deus que eles recebam proteção do alto. Quando eles nasceram eu os abracei já na sala de parto e pedi a Deus que os conduza pelas veredas da justiça.
Gosto de ler e meditar o Salmo 139 quando narra que "Os teus olhos (Deus) viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." Isto denota a soberania de Deus em nossas vidas e nos traz conforto, isto é, para aqueles têm em Deus a razão de esperança nestes dias...


As crianças estão crescendo e cada dia é uma alegria diferente. 


Como mudam nossas vidas e quão tamanha é nossa responsabilidade ao criá-las e torná-las luz num mundo onde o que prolifera é a escuridão. A escuridão da ignorância, do ódio, da violência, da ganância, do materialismo e da pouca espiritualidade. A escuridão da corrupção."Levar vantagem em tudo"...Esquece-se de que um dia o "peso será colocado na balança"... Há um tribunal do qual nenhum de nós escapará. Estamos preparados?



O apóstolo Paulo na carta à igreja em Éfeso escreve que os pais não devem provocar os filhos à ira e sim criá-los na doutrina e na admoestação do Senhor.

O que significa provocar a ira? Embora tenhamos autoridade sobre nossos filhos isto não significa que devemos ser autoritários e abusivos. A correção, quando necessária, deve ser feita com amor e paciência. A correção, a repreensão e o aconselhamento devem ser empregados com ternura e amor.  "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões." (Provérbios 10:12). O amor não "encobre", não disfarça e nem evita que venham à tona os erros do viver diário. O amor cura, o amor ensina, o amor corrige e o amor transforma. A ira, não.


..."na doutrina e na admoestação do Senhor."  

O apóstolo Paulo emprega o termo "paideia" (παιδεία) para doutrina que significa toda a instrução fornecida, os valores, a moral, o discernimento... "a transformaçao pela renovação da nossa mente", outro texto paulino. Crescer num ambiente em que se cultivam o amor e a harmonia. Doutrina envolve o conhecimento e o crescimento global. Doutrina é a formação geral, o olhar por elas, o cuidado, a proteção. Já em admoestação está em uso a palavra "nouthesia" (νουθεσία) que embora semelhante ao termo anterior dá grande ênfase ao falar, à transmissão oral. Vemos assim duas interpretações disto: a primeira que envolve toda a instrução que se é transmitida através de posturas, de exemplos e de atitudes; o segundo se relaciona à oralidade, às admoestações que são dadas por palavras de conforto, de incentivo, de exortação e até de censura e reprovação quando necessárias. 


Vemos então que o apóstolo Paulo menciona que os filhos devem ser criados na doutrina e na admoestação do SENHOR.  Todos os pais que são comprometidos com seus filhos preocupam-se com a formação moral, a conduta, o ensino, honestidade, o trabalho, boas maneiras ... Não há necessidade de ser cristão para ser um bom homem. Todas as culturas e todas as crenças estão empregadas a que se haja um homem decente, honesto e melhor. Uma vez conversava com um amigo e ele disse da não necessidade de Cristianismo ou de religiões. Ele é um bom pai, um bom esposo, paga suas contas. Enfim, um homem honesto e honrado. E quantos pensam desta mesma forma? A diferença é que este edifica sua casa sobre a areia e em verdade não se tem o conhecimento da brevidade desta vida. Esquece-se que estamos sendo moldados para uma vida perene e que estes dias são uma pequena amostra. O apóstolo João escreveu que ..." o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."


O apóstolo enfatiza que os pequenos devem ser criados na doutrina e admoestação do Senhor. Aqui há um outro chamado. O apóstolo convoca os pais a que ensinem aos filhos sobre Aquele que no princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Aquele que todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Para que conheçam Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.  


Há aqueles que edificam sua casa sobre a areia e aqueles que edificam sua casa sobre a rocha. A chuva virá, transbordar-se-ão os rios e os ventos soprarão com violência. A casa que for edificada sobre a Rocha rija permanecerá.


"Que as palavras de meus lábios e o meditar de meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" Salmo de Davi.


Saibamos conduzir os pequenos pelas veredas da justiça que conduzem ao Eterno.

"Os filhos são herança do Senhor". Salmo de Salomão.

8 comentários:

  1. Parabéns, Lucio. Um texto com muita sabedoria. Quem tem filhos sabe muito bem do que voce esta falando. Um TFA. Zoilo

    ResponderExcluir
  2. Ir Lucio, o Evangelho de ontem para a igreja católica, foi Mt 13,1-23 (o semeador). Conhecendo você posso dizer que és a semente que caiu em solo fértil. Parabéns pela matéria, pelo Blog e obrigado por consentir que eu seja seu amigo.
    maurilio fregonezi

    ResponderExcluir
  3. Querido Irm Fregonezi, obrigado pelas palavras de apoio!

    ResponderExcluir
  4. Lúcio,
    Li agora o seu artigo sobre Filhos. Como eu gostaria que muitos pais lessem isto. Muito relevante, com uma mensagem clara e rica de ensinos preciosos. Parabéns, prossiga assim. Abraço,
    Ary Velloso

    ResponderExcluir
  5. Lucio:
    Meus cumprimentos pelo blog. Está ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Tomei a liberdade de postar no Facebook, a proósito do dia dos pais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lucio!
    Também fui aluna da Profª Raquel... que saudades que tenho dela! Você vocês ainda mantêm contato?

    Abraços!

    Vanessa

    ResponderExcluir