Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Grande Oriente do Brasil - 189 anos de sua fundação!

Em 17 de junho de 1822 foi criada a primeira obediência maçônica no Brasil. Através da reunião das lojas maçônicas Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy foi fundado o Grande Oriente do Brasil (ou Grande Oriente Brasileiro, na época com este nome). Seu primeiro líder - denominado Grão-Mestre -  foi José Bonifácio de Andrada e Silva.
A Maçonaria teve papel importante nos grandes movimentos sociais do século XIX: a Independência, a Abolição da Escravatura e República. Depois parece que se tornou mais tímida. Sua influência não foi mais a mesma. Hoje é incompreendida por muitos que não a conhecem e muitos absurdos dizem a seu respeito.
A Maçonaria é um agrupamento de homens livres e de bons costumes e visa ao aperfeiçoamento do homem. Seu enfoque se dá na prática do Amor Fraternal, a Caridade e a Verdade. Não é uma religião.
Pode um cristão ser maçom? Outra hora tentarei divagar sobre este tema. Na verdade pode, eu mesmo sou cristão e não vejo problema algum, assim como milhares espalhados pela face da Terra.
No Brasil há 3 grandes corporações maçônicas: O Grande Oriente do Brasil (a mais antiga e tradicional), As Grandes Lojas Estaduais e os Grandes Orientes Independentes.
Conheça esta tradicional corporação maçônica: O Grande Oriente do Brasil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário