Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

domingo, 27 de dezembro de 2020

 Luiz Carlos Jeolás - 30 anos sem o mestre.



No dia 27 de dezembro de 1990  o mestre se despedia do plano terreno, findara sua missão. 

Não tive oportunidade de conhecê-lo. Ele faleceu em 1990 e eu só receberia o batismo com sangue laranja em 1991, ou melhor, me tornaria aluno da Medicina UEL - A Gloriosa.

O pouco que sei  eu ouvi de meus antigos mestres e alguns de seus ex-alunos, além da biografia  escrita pelo José Pedriali, imperdível leitura aos interessados na história da Gloriosa. O título da obra é O Encantador Jeolás .

Era pneumologista e cirurgião torácico. 

Em meados dos anos 70 iniciou-se na arte da pintura. Alguns de meus professores (amigos de Jeolás) ostentam orgulhosamente  suas telas em suas casas e/ou ambiente de trabalho. 

Impossível não me recordar de São Lucas, o padroeiro da Medicina.  Lucas era médico e a tradição o coloca como pintor.

Eurico Branco Ribeiro, médico e escritor,  publicou 4 volumes sobre a vida de São Lucas. A obra (atualmente esgotada) se chama Médico, Pintor e Santo

Ao recordar a obra e o mestre Jeolás estabeleço essa analogia.  Jeolás era médico. 

Médico: pessoalmente gosto de separar (não sei é invenção minha, mas tenho este conceito estabelecido na mente) aqueles que são médicos daqueles que são técnicos em medicina.  O técnico em medicina é aquele que aprendeu sinais, sintomas, diagnósticos e tratamentos. Fazem bem seu trabalho? Sim. Exercem bem o seu papel.   Todavia, na minha limitada forma de entender as coisas, ser médico é algo mais. Vai além.  Envolve empatia, paixão, entender o sofrimento humano e amenizá-lo.  Aquela tentativa de enxergar alma. Para ser médico há que se ouvir e atender um chamado. Ter algo a mais pra ser oferecido. Algo que não se encontra nos livros técnicos e que não se aprende nos bancos escolares.  Jeolás  era possuidor de tais dons e predicados. 

Pintor: Jeolás era pintor.  Li que suas obras representavam fases de sua vida. Acho belo o explanar sentimentos e vivências em matizes. Sou daltônico. Das cores e da vida. Faltam-me a sensibilidade e conhecimento para apreciar  as artes plásticas. Possuo livros, os leio, procuro obras na internet (em especial Bouguereau) mas confesso ser incapaz de entender a profundidade das telas e tintas.  Das artes, tento  de forma amadora, crua e sem talento escrever algumas linhas que envio a alguns colegas, roubando seus valorosos minutos à atenção de tão pobres linhas. Perdoem-me.

Jeolás era santo? Se atentarmos à etimologia a palavra santo significa separado, consagrado. Sim, era santo. Foi escolhido e separado para causas maiores: a do ensino e a de amenizar a dor e o sofrimento humano.

Gostaria de tê-lo conhecido.  Compartilharia teu  tabaco,  tomaríamos algumas e falaríamos sobre a vida, teu pendor político, as artes e em especial aquilo que nos une: a Gloriosa.  Quem sabe um dia. 

Dedico estas pobres linhas à tua memória e aos 30 anos de tua ausência. 

Que jamais nos esqueçamos daqueles que dedicaram parte de suas vidas  à Gloriosa.


3 comentários:

  1. Que bela homenagem Lucio! Gratidão por manter viva a memória de meu pai em palavras e imagens sensíveis!

    ResponderExcluir