Veremos em que dá...

Blog pessoal de Lucio Baena de Melo.

Li hoje que milhares de blogs são criados diariamente e não duram mais que 6 meses.

EIS MAIS UM FORTE CANDIDATO!

Tentarei escrever aqui alguns pensamentos, comentários sobre o dia a dia que se vive embaixo do sol...

Este foi o primeiro post e o deixarei aqui pois explica o título do blog: Um Peregrino.
Por que "Um Peregrino?"

domingo, 10 de junho de 2012

“Importa-vos nascer de novo.”

“Importa-vos nascer de novo.”

Confesso que muitas vezes tive e tenho vergonha de dizer que sou evangélico.

Quais as razões?

Antes, quando era pequeno, você dizia que era crente e as pessoas davam aquelas risadinhas como que dizendo: "Ih, este tem que ir à igreja todo domingo, não pode fazer isto, não pode fazer aquilo, não podem beber... e etc". Como hoje está em moda, diria que era uma forma de bullying. Mas era uma tolice, já que tudo podemos, mas nem tudo nos convêm. Uma questão de interpretação do que se pode e o que não se pode. O Apóstolo São Paulo escreve muito sobre isto.

Hoje a questão é outra.

Considerar-se evangélico traz à imagem pública aqueles que se dizem evangélicos e que em verdade estão desonrando o santo nome de Cristo, embora dizendo agir em nome dEle.

Causam-me vergonha e espanto determinados atuais “apóstolos", “bispos”, “pastores” e “profetas” que falam apenas sobre curas e milagres e não falam sobre a soberania de Deus em curar ou não de acordo com a vontade dEle e não nossa; falam sobre prosperidade e se esquecem de falar sobre o valor do trabalho e de que o ganho viria do suor do rosto e não de se cobrar e de se exigir de Deus – “eu dou a igreja e Deus tem que me dar de volta, e dar ainda mais”. E se acaso aquele miserável que doa seus bens à igreja acreditando que receberá em dobro depois, e nada recebe, sente-se frustrado porque o imbecil do pastor, ou apóstolo ou bispo diz que foi “falta de fé”. Cretinos, hipócritas, e charlatães corrompem o Evangelho da Cruz pra se enriquecerem do trabalho, da humildade e da falta de conhecimento dos outros. A mensagem de Paulo aos judeus, em sua carta à igreja de Romanos pode ser trazida a esta reflexão, de uma forma parafraseada: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”. Ou seja, é por causa de vocês que se dizem cristãos, de suas atitudes, da forma que vocês deturpam o nome de Cristo, roubam os pobres e enganam os incautos... é por tudo isto que menos se crê em Deus!

Evangelho não é isto que se vê na TV.

Creio eu, se Cristo retornasse hoje à Terra, Ele agiria de forma semelhante à que está narrada em Marcos 11: 15 a 17: “Entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam as pombas. Não permitia que ninguém atravessasse o templo, levando qualquer objeto, e ensinava, dizendo: Não está escrito que a minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? mas vós a tendes feito um covil de salteadores.”

Quando Nicodemus (João 3) vai a Cristo e diz saber que Ele é Mestre vindo da parte de Deus – pois ninguém poderia realizar os sinais que eram feitos, se Deus não estivesse com Ele – Jesus muda o tom da conversa e resume toda e teologia bíblica em uma frase: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Isto é o verdadeiro Evangelho, a verdadeira mensagem.

A ênfase bíblica não é cura, não é milagre, não é oferta, não é prosperidade... a ênfase do Evangelho é a Cruz de Cristo.

“Importa-vos nascer de novo.” João3:7.

4 comentários:

  1. É filho, quem tem ouvidos, ouçam, quem tem olhos vejam; pois chegou o tempo em que não querem ouvir a Sã doutrina, e sim o que lhes agrada ao coração. É o cumprimento da Palavra de Deus. Um beijo da mamãe. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por proporcionar e dividir sua ótica.

    ResponderExcluir
  3. Que Lindo... realmente essa é a unica mensagem que realmente faz a diferença: nascer denovo! O resto pode vir como consequencia (ou não), mas tb não importa muito, pois de que adianta o homem ganhar o mundo e perder a sua alma? Nascer denovo certamente dá-nos vida e vida em abundancia, vida de alma, vida que dura para sempre! E não consigo ver nada que valha mais do que isso.
    Mariana

    ResponderExcluir